Mitos e Lendas, Uncategorized

O Mito da Sexta-feira 13

Hoje o Spinelson veio ser nosso ajudante, para falarmos um pouquinho sobre os mistérios da Sexta-feira 13.

A lenda da Sexta-feira 13 está envolta em muitas teorias e superstições, mas a verdade é que não existem, na história, registros de mitos que de fato relacionem esse dia ao mau agouro.

Alguns teorizam que a associação entre o número 13 e a sexta-feira vem do evento histórico relacionado aos Cavaleiros Templários. Em 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira, foi quando o rei Felipe IV da França ordenou a prisão dos Cavaleiros Templários. Esse evento de fato foi violento e trágico, o que acabou contribuindo fortemente para a má reputação da data. No entanto, como comentei antes, isso é apenas uma teoria, pois até então não há evidência concreta que diretamente relacione os assuntos. Inclusive, como é muito comum na história, a maior possibilidade é de que essa associação tenha ocorrido muito depois.

Mas e os Gatos Pretos?

A relação entre o gato preto e a Sexta-feira 13 é fundamentalmente supersticiosa.

Na Idade Média, a crença de que os gatos pretos eram associados à bruxaria e ao azar, especialmente na Europa, onde eram vistos como companheiros de bruxas, foi muito difundida. Essas crenças foram fortalecidas por mitos e pela cultura popular ao longo do tempo, associando gatos pretos a presságios ruins. Entretanto, novamente nesse caso, não há evidência histórica que ligue diretamente os gatos pretos nem a eventos trágicos e sequer ao próprio mito da Sexta-feira 13.

Por fim, tanto a crença de que a Sexta-feira 13 traz má sorte quanto sua relação com gatos pretos parecem ter se consolidado ao longo dos séculos por influências culturais e supersticiosas, mas sem uma origem ou fundamento concreto. Isso sugere que essa lenda é, em grande parte, o resultado de uma fusão de eventos históricos, mitos e crenças populares, que ao longo do tempo foram interpretados e reforçados coletivamente.

Mas e você, o que acha a respeito disso?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *